O que é a Gestão para Inovação nas Indústrias?

Home > Gestão  > O que é a Gestão para Inovação nas Indústrias?
gestao e inovacao

 

Hoje resolvemos abordar o assunto que será tema do nosso próximo evento – A Gestão para Inovação nas Indústrias – mas antes de falar sobre essa temática, vamos alinhar o conceito de inovação. 

 

O que é Inovação

Muitas pessoas pensam que os termos “inovação”, “inovador”, “inovar” se refere a criar algo que nunca foi criado, que nunca foi concebido. Mas na verdade, inovar é buscar novas formas de fazer algo que já é feito há um tempo e que pode ser melhorado, tendo como objetivo final resolver problemas, fazer as coisas de maneira mais eficiente, reduzir os custos, buscar acesso a novos mercados ou tornar a empresa mais competitiva.

Os principais tipos de inovação referem-se a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Além das inovações relacionadas a novos mercados – inovação em marketing, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais.

 

Gestão para inovação

Em um mundo de rápidas mudanças e transformações para que os negócios continuem sustentáveis e competitivos, inovar é um dos caminhos. Ou seja, a gestão para inovação não é mais uma questão de moda da administração, é uma necessidade real do mercado.

Para que a inovação aconteça é imprescindível que a gestão da empresa esteja voltada para a inovação. Ou seja, prevê a estruturação de um processo com início, meio e fim. É desta maneira que os projetos poderão ser conduzidos e que vai ser criado uma cultura de inovação no ambiente organizacional.

 

Como aplicar a gestão da inovação na indústria?

  • Fomente a cultura da inovação na empresa com cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto e, acima de tudo, seja um gestor que valoriza a inovação na sua empresa.

 

  • Escolha um responsável ou monte um comitê de inovação para que as ações sejam estruturadas.

 

  • Estruture dinâmicas e espaços para que os colaboradores possam expor suas ideias.

 

  • Ouça o que acontece ao redor da empresa: clientes, parceiros e fornecedores podem ajudar nesse processo.

 

  • Observe o movimento e as tendências de mercado. Sua empresa precisa ficar atenda as novas tecnologias e como elas podem afetar ou agregar no seu negócio.

 

  • Estabeleça o processo de inovação, com objetivos claros, os processos definidos e determinando como será o fim, onde se obtém os resultados.

 

  • Monitores os resultados: quando definidas as metas, determine como serão as métricas e avalie sempre no final do processo.
  • Tenha em mente que a inovação é para todos, independentemente do setor, porte da empresa ou da atuação.

 

Como você pode perceber na leitura deste artigo, a gestão para a inovação contribui muito para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Mas para que as coisas funcionem é necessário que tenha uma liderança e uma equipe para conduzir as ações e que estas, envolvam todos os colaboradores.

 

A Colet tem como compromisso ajudar as empresas a facilitar e melhorar a gestão das indústrias. Pensando nisso, anualmente, preparamos com muito carinho para os nossos clientes e convidados especiais, um evento com palestras inspiradoras e de aplicação para os negócios.

 

Este ano o tema é a Gestão para Inovação nas Indústrias e vamos contar com profissionais de renome no mercado para falar sobre assuntos relacionados a temática central. Quer saber mais sobre este evento, clique aqui!

 

inscrições

1º lote: R$30,00

2º lote: R$50,00


Data e local 

convite

Horário:

das 16h30 às 20h30


Programação:

  • 16h30 – Recepção | Networking
  • 17h00 – Abertura
  • 17h15  – Palestra 1: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: O DESAFIO DA GESTÃO ESTRATÉGICA
  • 18h15  – Palestra 2: O NOVO PERFIL DA LIDERANÇA DO FUTURO
  • 19h15  – Palestra 3: A ERA DAS INOVAÇÕES EXPONENCIAIS
  • 20h15 – Palestra 3: Coffee com Networking

Maiores informações, envie um e-mail para eventos@coletsistemas.com.br

Sem comentários
Deixe um comentário