Já PLANEJOU o seu ano de 2019?

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planejamento 2019

Monte seu planejamento estratégico em 4 passos.

 

Ano novo é sempre uma possibilidade de mudar, fazer diferente, planejar novas ações e executar estratégias em busca de se atingir as metas!

 

E você, já tem seus objetivos claros? Já definiu as metas da sua empresa? Colocou no papel o seu planejamento para ter um 2019 de muitas conquistas e realizações?

 

Se a sua resposta for sim, ficamos muito felizes de saber que já tem traçado o caminho a seguir.

 

Agora, se você, gestor, ainda não se reuniu com os sócios e/ou sua equipe para traçar o planejamento de 2019, nós viemos, por meio deste artigo, te ajudar. Pois, como diz o livro e o filme Alice no País das Maravilhas:

 

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…”

A falta de visão a curto, médio e longo prazo pode ser um grande risco para a sua indústria, já que você acaba sem um norte para conduzir suas ações. Para mudar essa realidade, é importante que você saiba como fazer um planejamento estratégico.

 

Mas o que é o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

 

A estratégia vai muito mais além do estabelecimento de metas. É uma ação de comprometimento com o que você almeja alcançar para o seu negócio. É o que move você e sua equipe na realização das suas atividades.

Mas por onde começar?

1) DEFINA OU REVISE OS NORTEADORES ESTRATÉGICOS DA SUA EMPRESA

MISSÃO

É a razão de existir de uma empresa. O propósito do seu negócio!

VISÃO

É o que a empresa aspira ser. Onde você quer chegar?

(Importante: colocar data para medir o quão perto ou longe você está)

VALORES

São os princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes das pessoas engajadas na empresa.

 

Dica: Exponha os norteadores estratégicos em quadros dentro da empresa, para que a equipe possa sempre visualizar e lembrar deles.

2)  FAÇA UMA ANÁLISE SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário, sendo usada como base para a gestão e planejamento estratégico. Esse termo vem do inglês e a sigla se refere a forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Também chamada de análise FOFA.

A matriz SWOT ou FOFA ajuda a identificar os seus pontos fortes, reconhecer as fraquezas e encontrar oportunidades, bem como ficar atento às ameaças do ambiente externo.

Veja abaixo a figura da matriz SWOT:

matriz swot

3) ELABORE O SEU MAPA ESTRATÉGICO

Para elaborar o mapa estratégico do seu negócio, você pode usar a metodologia Balanced Scorecard (BSC), em português seria traduzido como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, que é baseada em quadro perspectivas estratégicas: Financeira; Mercado/Clientes; Processos Internos e Aprendizagem

 

A empresa precisa definir OBJETIVOS, INDICADORES E METAS para atender a cada uma das perspectivas:

Perspectiva Financeira

Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?

Perspectiva do Mercado

Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?

Perspectiva de Processos Internos

Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?

Perspectiva de Aprendizado

Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?

 

O QUE SÃO OBJETIVOS, INDICADORES E METAS

Objetivos estratégicos

Resultados que a organização pretende atingir para alcançar a visão.

Indicadores estratégicos

Indicam o desempenho da empresa referente a cada objetivo definido.

Metas

Em função dos indicadores, qual o nível de performance esperado que se deve atingir.

 

4) MONTE UM PLANO DE AÇÃO

 Definidos os objetivos e metas, o próximo passo é ir para ação. No entanto, é necessário a estruturação de um plano de ações. Esse documento geralmente é criado no formato de uma planilha (eletrônica ou mesmo de papel), contendo informações como objetivos, ações e responsáveis, com suas respectivas datas de entregas.

Para definir seu plano de ações você pode usar o modelo 5W1H, muito conhecido nos programas de qualidade total, que é de fácil aplicação.

Mkt1-Colet

 

Agora que você já sabe o passo a passo para realizar o seu planejamento estratégico, mão na massa!

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